Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS
Artigo técnico-científico original
A revista BioBrasil aceita submissão de artigos relacionados ao seu escopo e que demonstrem caráter inovador ou contribuam significativamente com os temas relacionados à linha editorial do periódico. Também aceita submissão de artigos que estejam em consonância com o tema específico da sessão temática, conforme detalhado nas chamadas de cada edição. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.
Artigos de revisão bibliográfica
A revista BioBrasil aceita submissão de artigos de revisão bibliográfica, que apresentem uma visão geral e sistemática sobre determinado assunto, considerando as diferentes perspectivas teóricas e práticas a partir dos estudos clássicos e atuais. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.
Estudos de caso
A revista BioBrasil aceita submissão de estudos de caso, com informações e descrições de casos individuais ou múltiplos de interesse do periódico. Limite de até 8.000 (oito mil) palavras.
Artigo de opinião
A revista BioBrasil aceita submissão de artigos de opinião, ainda que o posicionamento não reflita, necessariamente, o do periódico. Limite de até 1.000 (uma mil) palavras. -
CONCORDÂNCIA DOS AUTORES
É necessária a concordância de todos os autores do manuscrito submetido em relação ao conteúdo e à oportunidade de publicação, além de exigida a exclusividade, ou seja, o manuscrito não deve ter sido do ou submetido concomitantemente a outro periódico.
O autor que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com a submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.
-
AUTORIA DAS FIGURAS
Os gráficos, mapas, imagens e fotografias serão das mediante concordância do autor, junto com seu nome para os créditos.
-
AVALIAÇÃO
Os manuscritos submetidos à revista Biodiversidade Brasileira passam, primeiramente, pela avaliação Desk Review, etapa em que é verificada a adequação ao escopo da revista e às diretrizes da publicação, além da coesão, coerência e fluência do texto dentro dos padrões da norma culta do idioma em que foi escrito. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para avaliação, quando o editor responsável convida, no mínimo, dois revisores com experiência/excelência na área temática do manuscrito para iniciar o processo de avaliação denominado duplo cego. Os pareceres emitidos pelos avaliadores vão subsidiar a decisão do editor. Uma vez aceito, o texto seguirá para edição de textos e posterior diagramação, sendo do em formato digital e, eventualmente, em versão impressa.
-
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela dos podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes.
-
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, a não ser nos próprios artigos publicados.
-
DECLARAÇÃO DE ÉTICA
A revista Biodiversidade Brasileira está comprometida com práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa. Assim, exige que os autores, os editores e os avaliadores tenham o mesmo nível de comprometimento. Para tanto, pauta-se em documentos orientadores como Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na publicação - COPE, (disponível em http://publicationethics.org/) e o CSE's White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal tions do Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editores - CSE), disponível em http://www.councilscienceeditors.org/wp-content/uploads/entire_whitepaper.pdf.
Para garantir a clareza e transparência de todo o processo editorial, a BioBrasil estabelece os seguintes compromissos e exige o cumprimento por parte dos envolvidos:
Compromissos dos Autores
Os autores devem estar cientes das normas e orientações da revista BioBrasil, bem como comprometer-se a segui-las.
Quando enviar um manuscrito para BioBrasil, o manuscrito não pode ter sido do ou submetido a outro periódico. O autor não pode enviar seu manuscrito para outro lugar enquanto estiver sendo considerado na BioBrasil.
Responsabilizar-se pela informação sobre autoria ao submeter o manuscrito. Nomes deverão ser informados no momento da submissão, no preenchimento no sistema da revista. Caso solicitado pelos editores da revista, os autores têm o compromisso de declarar os papéis e responsabilidades de cada autor.
Observar a coduta ética com relação às fontes de informação para assegurar a integridade da pesquisa. Os autores são responsáveis por citar todas as fontes utilizadas na sua pesquisa de forma adequada, conforme as Diretrizes para Autores e as normas da BioBrasil. O autor deve certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.
Se o manuscrito incluir comunicações pessoais, forneça uma declaração de permissão por escrito de qualquer pessoa citada. A permissão por e-mail é aceitável.
BioBrasil não exige que todos os autores de um trabalho de pesquisa assinem a carta de apresentação no momento da submissão, nem impõem uma ordem na lista de autores. A submissão de um artigo a BioBrasil será entendida que todos os autores listados concordaram com todo o conteúdo. O autor correspondente é responsável por garantir que este acordo foi alcançado e por gerenciar toda a comunicação entre a publicação e todos os coautores, antes e depois da publicação.
Agir de forma ética e não cometer plágio. O plágio é um comportamento antiético na publicação em todas as suas formas e é inaceitável.
Compromissos da Equipe Editorial
A equipe editorial se compromete a manter a confidencialidade a respeito do autor e de informações relacionadas aos manuscritos submetidos à revista durante todo o processo editorial.
O rigor ético deve ser observado em todas as etapas do processo editorial. A equipe editorial não pode agir por interesse próprio nem tomar atitudes baseadas na subjetividade.
A transparência deve acompanhar os editores ao longo do processo editorial, sendo obrigatória a observância da política da revista.
Qualquer tipo de conflito de interesse deve ser comunicado ao editor, tão logo seja identificado. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao editor chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores temáticos ou a um dos membros do Conselho Editorial.
A base de avaliadores deverá ser atualizada constantemente, de acordo com o desempenho do avaliador.
Orientar os novos membros do Conselho Editorial sobre as suas funções e sobre as políticas da revista.
Investigar toda e qualquer suspeita de plágio nos manuscritos submetidos à BioBrasil, seguindo o fluxograma proposto pela COPE's Core Practices, disponível em https://publicationethics.org/core-practices.
A BioBrasil reserva o direito de rejeitar um artigo mesmo depois de aceito, se ficar aparente que há sérios problemas com seu conteúdo científico ou que as políticas de publicação foram violadas.
Compromissos dos Avaliadores
Manter a confidencialidade das informações relacionadas ao manuscrito atribuído para a sua avaliação e parecer.
Levar em conta o mérito da pesquisa e a Política Editorial do periódico ao avaliar o manuscrito.
Agir de maneira isenta. A avaliação e a decisão não devem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por motivações profissionais, pessoais e/ou financeiras, raciais, de origem étnica, de orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos autores.
Informar ao editor, imediatamente, caso identifique algum indício de má conduta (plágio, falsificação de dados, por exemplo).
Informar ao editor quando não se sentir qualificado para avaliar um manuscrito por incompatibilidade temática ou conflito de interesse.
Apresentar pareceres objetivos e justificados, de forma a subsidiar a decisão final do editor.
Agir com pontualidade. Caso o avaliador não consiga avaliar o manuscrito dentro do prazo previsto, cabe a ele notificar prontamente o editor, a fim de que o processo editorial não seja prejudicado. Ao aceitar a tarefa de emitir parecer sobre um manuscrito, é de responsabilidade do avaliador cumprir com os prazos estabelecidos pela revista.
Conflito de Interesse
Todos os autores são responsáveis por informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente quando da submissão do manuscrito e/ou durante o processo editorial. O contato deverá ser feito mediante e-mail enviado para biodiversidade.brasileira@icmbio.gov.br.
Igualdade de gênero e diversidade
A revista BioBrasil repudia atitudes preconceituosas, racistas, discriminatórias de qualquer natureza ou que incitem à violência. A publicação compromete-se a buscar o equilíbrio de gênero em seu Conselho Editorial e no corpo de editores(as) temáticos(as), valorizando a pluralidade institucional e geográfica.
Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás
O território de Carajás abriga um maciço florestal bem preservado em meio a paisagem fortemente degradada no sudeste do Pará. É composto por seis unidades de conservação de diferentes categorias e uma terra indígena (chamadas de Mosaico Carajás, embora não reconhecido oficialmente), com grandes jazidas minerais em exploração em duas das unidades de conservação, que geram muitos desafios para a conservação dentro e fora das áreas protegidas e uma imensa demanda relacionada a manifestação para o licenciamento ambiental. Geram também oportunidades financeiras e de arranjo institucional para implementação de diversos componentes da agenda de conservação e uso sustentável. Neste cenário, a gestão das UCs Federais integrantes do território de Carajás tem priorizado ampliar o conhecimento sobre a Amazônia para otimizar a gestão do território traçando ações para a elaboração do plano de pesquisa para o território de Carajás, com a indicação de diretrizes e estudos prioritários para a gestão das UCs, além de implementar os protocolos de monitoramento da biodiversidade no âmbito do Programa Monitora. Nesse sentido, o NGI Carajás, por meio de uma edição temática do CGBio na BioBrasil, pretende divulgar para um público abrangente os resultados de estudos realizados com foco na Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás, podendo contemplar análise de questões relevantes para o público em geral, bem como para os tomadores de decisão.
Declaração de Direito Autoral
Biodiversidade Brasileira é uma revista de acesso livre. Todos os textos nela publicados podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as fontes.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.