Edições anteriores

  • Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás
    v. 15 n. 1 (2025)

    #ParaTodosVerem: A capa da edição apresenta uma foto de uma planta com flores vermelhas vibrantes e botões ainda fechados, a Flor de Carajás. As folhas são alongadas e verdes, com um fundo desfocado em tom esverdeado. O título da revista, “Biodiversidade Brasileira”, está no topo, em letras brancas. No canto superior direito, está o ISSN 2236-2886. O tema da edição, “Fluxo Contínuo e Edição Temática: Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás”, está destacado em branco na metade inferior da capa. Abaixo, há uma lista dos editores responsáveis pela edição temática e pelo fluxo contínuo, com nomes e afiliações institucionais. No canto inferior direito, está o logotipo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). No canto direito da imagem,  o crédito do fotógrafo, João Marcos Rosa.

  • Sustentabilidade da Araucária
    v. 15 n. 2 (2025)

    Em breve! Dia 15 de maio!

     

    #ParaTodosVerem: A capa da edição apresenta uma foto de uma floresta de araucárias (Araucaria angustifolia), com diversas árvores de troncos altos e finos, cujas copas se abrem em formato de guarda-chuva. O céu azul aparece ao fundo, e a luz do sol ilumina a vegetação. No canto superior direito, está o ISSN 2236-2886. O tema da edição, “Fluxo Contínuo e Edições Temáticas: Sustentabilidade da Araucária e Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora”, está destacado em branco na metade inferior da capa. No canto inferior direito, está o logotipo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). No canto direito da imagem, o crédito da foto: Arquivo do Projeto Pinhão UFSC.

     

  • Ecologia do Fogo e Conservação do Bioma Pantanal
    v. 14 n. 4 (2024)

    #ParaTodosVerem: A imagem da capa mostra uma paisagem queimada, com vegetação preta e cinzas espalhadas pelo solo, indicando um ambiente pós-incêndio. No centro da imagem, em destaque, há um cervo caminhando entre os restos de vegetação carbonizada. O animal está voltado para a esquerda e parece alerta. No canto superior esquerdo, o logotipo da revista com três círculos verdes de diferentes tonalidades, acompanhados do título: “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. No canto superior direito, aparece o número do ISSN (2236-2886) e a identificação da edição: “Ano 14 – Número 4 – 2024”. Abaixo do título principal, há o texto em destaque: “Fluxo Contínuo e Edição Temática: Ecologia do Fogo e Conservação do Bioma Pantanal”, em letras brancas, com fonte grande e em negrito, contrastando com o fundo escuro da paisagem queimada. No canto inferior esquerdo, há os nomes dos editores do ICMBio: Christian Niel BerlincK, Luanne Helena Augusto Lima, Cezar Chirosa, Carla Natacha Marcolino Polaz e Lara Gomes Côrtes. Ao lado, os nomes dos editores do fluxo contínuo: Onildo João Marini Filho, Fernanda Otávio e o Comitê Temático. No canto inferior direito está o logotipo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), acompanhado da sigla do MMA (Ministério do Meio Ambiente). Na borda direita da imagem, em posição vertical, está o nome do fotógrafo: Guilherme Giovanni.

     

  • Edição Especial para Crianças
    v. 14 n. 5 (2024)

    #ParaTodosVerem: Capa da revista Biodiversidade Brasileira. No topo, está escrito “Revista Científica” e logo abaixo, há o subtítulo “Edição Especial para Crianças”. No canto superior direito, consta “Ano 14 - Número 5 - 2024” junto com o ISSN 2236-2886. No centro da capa, há uma ilustração retratando Chico Mendes sorridente. Ele tem bigode e cabelo ondulado e preto. Ele está cercado por folhas verdes, sugerindo sua conexão com a natureza. As cores são predominantemente verde, laranja e marrom, reforçando o tema ecológico.

  • Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade - Programa Monitora - 10 anos
    v. 14 n. 3 (2024)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista traz, na parte superior, a logomarca da revista Biodiversidade Brasileira seguida das informações: Ano 14, Número 3, 2024. A edição temática em destaque é o "Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade - Programa Monitora de 10 anos". Na imagem, em meio a uma floresta densa, destaca-se uma árvore no plano central, onde um jovem de pele morena e cabelos pretos, vestindo uma camisa de manga curta azul-claro, está com uma fita métrica fazendo medições no tronco da árvore. Na parte inferior esquerda, a logo do ICMBio e, à direita, os nomes dos editores da edição temática: Dárlison Fernandes Carvalho de Andrade; Marcos de Souza Fialho; Elildo Alves Ribeiro de Carvalho Junior; Gerson Buss; Cecília Cronemberger de Farias; Willian Ricardo da Silva Fernandes; Carla Natacha Marcolino Polaz; Raone Beltrão Mendes; Norah Costa Gamarra; Onildo João Marini Filho e Fernanda Oliveto.

  • Fluxo Contínuo
    v. 14 n. 2 (2024)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista traz, na parte superior, a logomarca da revista BioBrasil seguida das informações: Ano 14, Número 2, 2024. A imagem central chama a atenção instantaneamente. Uma fotografia cativante capturada por Daniel Azarias Rezende da Silva. Em destaque, a captura de uma pequena perereca preta com listras irregulares em um verde florescente, que contrasta em meio a um ambiente de folhagem exuberante.  Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição Fluxo Contínuo, seguidos dos Editores: Onildo João Marini Filho, ICMBio e Fernanda Oliveto, ICMBio. Do lado oposto, à direita da página, está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

  • Fluxo Contínuo
    v. 14 n. 1 (2024)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista traz, na parte superior, a logomarca da revista BioBrasil seguida das informações: Ano 14, Número 1, 2024. No meio da capa, há uma foto de um aquário com água cristalina. No centro do aquário, há um peixe da espécie Hysolebias auratus. Ele é pequeno, e possui um corpo alongado e esbelto. Suas escamas brilham em tons de amarelo e azul, criando um contraste deslumbrante. O ambiente do aquário é iluminado por uma luz suave, destacando as cores vibrantes do peixe e é enriquecido com plantas aquáticas e rochas. A foto é de autoria de Davi Oliveira, ex-bolsista do Pibic/ICMBio, que venceu o primeiro lugar do Segundo Concurso de Fotografias do Pibic/ICMBio. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição Fluxo Contínuo, seguidos dos Editores: Onildo João Marini Filho. ICMBio e Fernanda Oliveto, ICMBio. Do lado oposto, à direita da página, está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção
    v. 13 n. 4 (2023)

    #paratodosverem: Na capa da revista, um dia ensolarado às margens do rio Tramandaí. Dentro do rio, um boto, espécie ameaçada de extinção, nadando próximo aos pescadores artesanais. Dois homens estão com os pés no rio, com redes de pesca, e outro está fora, ao lado de uma moto. No alto da página, a logomarca com o nome da revista: Biodiversidade Brasileira, revista científica. No lado direito, também no alto da página, consta o ISSN da revista: 2236-2886. Na parte inferior, um retângulo azul traz as informações: o título da edição (Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção) e, ao final, as informações: ano 13, número 4, 2023. Do outro lado, mais à direita da página, também na parte de baixo, há uma lista com o nome dos editores da seção: Fabricio Escarlate Tavares, ICMBio; Caren Cristina Dalmolin, ICMBio; Carla Natacha Marcolino Polaz, ICMBio; Danilo do Prado Perina, ICMBio. Mais abaixo, os dizeres: Editores do Fluxo Contínuo, com os nomes: Onildo João Marini Filho, ICMBio; e Fernanda Oliveto, ICMBio. O autor da foto da capa é Dilton de Castro.

  • Fluxo Contínuo
    v. 13 n. 3 (2023)

    #paratodosverem: Na capa da revista, aparece uma estrada de mato verde e alto, com dois caminhos de terra, por onde andam dois homens e uma mulher.  Eles vão em direção a um monte cheio de pedras grandes. O céu está azul, com nuvens. Os homens levam mochilas nas costas e a mulher carrega uma sacola. Os três usam bonés e se vestem com roupas informais (camiseta, bermuda e calça). No alto da página, a logomarca com o nome da revista: Biodiversidade Brasileira, revista científica. Centralizados no final da página, aparecem os dizeres: Fluxo Contínuo, Ano 13, Número 3, 2023. Logo abaixo, a logomarca do Instituto Chico Mendes. À esquerda, a autoria da foto: acervo do PARNA do Itatiaia.

  • #paratodosverem: A capa da revista tem o fundo preto com um galho grosso de onde saem algumas folhas verdes compridas. Pendurado no galho está um morcego, de cabeça para baixo, em posição de descanso. A foto é de autoria de Hernani F. M. Oliveira. Na parte superior da capa, a logomarca da revista BioBrasil. Na parte inferior, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo e Seção Temática Biologia e Conservação de Morcegos no Brasil), seguido das informações: Ano 13, Número 2, 2023. Do outro lado, mais à direita da página, também na parte de baixo, há uma lista com o nome dos editores da seção: Carolina Blefari Batista, Maria Clara do Nascimento, Jerusa Maria de Oliveira, Cíntia da Costa, Rafael Arruda, Keila Rêgo Mendes, Onildo João Marini Filho e Fernanda Oliveto. Além dos nomes, à direita também está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Fluxo Contínuo e Seção Temática Biologia e Conservação de Morcegos no Brasil
    v. 13 n. 2 (2023)

    #paratodosverem: A capa da revista tem o fundo preto com um galho grosso de onde saem algumas folhas verdes compridas. Pendurado no galho está um morcego, de cabeça para baixo, em posição de descanso. A foto é de autoria de Hernani F. M. Oliveira. Na parte superior da capa, a logomarca da revista BioBrasil. Na parte inferior, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo e Seção Temática Biologia e Conservação de Morcegos no Brasil), seguido das informações: Ano 13, Número 2, 2023. Do outro lado, mais à direita da página, também na parte de baixo, há uma lista com o nome dos editores da seção: Carolina Blefari Batista, Maria Clara do Nascimento, Jerusa Maria de Oliveira, Cíntia da Costa, Rafael Arruda, Keila Rêgo Mendes, Onildo João Marini Filho e Fernanda Oliveto. Além dos nomes, à direita também está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • #paratodosverem: A capa da revista tem a cor laranja na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 13, Número 1, 2023. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Fluxo Contínuo
    v. 13 n. 1 (2023)

    #paratodosverem: A capa da revista tem a cor laranja na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 13, Número 1, 2023. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • #paratodosverem: A capa da revista traz duas mãos abertas que seguram uma semente de andiroba partida ao meio. No chão, folhas secas de palmeiras. O destaque está nas mãos, mas é possível ver que a pessoa usa calça escura e camisa vermelha e azul. A autoria da foto é de Michelliny Pinheiro de Matos Bentes. Na parte superior da capa, a logomarca da revista BioBrasil. Na parte inferior, à esquerda, está o título da edição (Edição Temática: Manejo Comunitário de Recursos Naturais), seguido das informações: Ano 12, Número 5, 2022. Do outro lado, mais à direita da página, também na parte de baixo, há uma lista com o nome dos editores da seção:  Ana Luiza Violato Espada, /IFT; Bruna De Vita Silva Santos, ICMBio; Cristiane Ramscheid Figueiredo, ICMBio; Dárlison Fernandes Carvalho de Andrade, ICMBio; João Ricardo Vasconcellos Gama, UFOPA; Lúcia Helena de Oliveira Wadt, Embrapa Rondônia; Shoana Humphries, Green Value; Silvia Carla Galuppo, ICMBio.

    Manejo Comunitário de Recursos Naturais em Unidades de Conservação
    v. 12 n. 5 (2022)

    #paratodosverem: A capa da revista traz duas mãos abertas que seguram uma semente de andiroba partida ao meio. No chão, folhas secas de palmeiras. O destaque está nas mãos, mas é possível ver que a pessoa usa calça escura e camisa vermelha e azul. A autoria da foto é de Michelliny Pinheiro de Matos Bentes. Na parte superior da capa, a logomarca da revista BioBrasil. Na parte inferior, à esquerda, está o título da edição (Edição Temática: Manejo Comunitário de Recursos Naturais), seguido das informações: Ano 12, Número 5, 2022. Do outro lado, mais à direita da página, também na parte de baixo, há uma lista com o nome dos editores da seção:  Ana Luiza Violato Espada, /IFT; Bruna De Vita Silva Santos, ICMBio; Cristiane Ramscheid Figueiredo, ICMBio; Dárlison Fernandes Carvalho de Andrade, ICMBio; João Ricardo Vasconcellos Gama, UFOPA; Lúcia Helena de Oliveira Wadt, Embrapa Rondônia; Shoana Humphries, Green Value; Silvia Carla Galuppo, ICMBio.

  • #paratodosverem:A capa da revista tem a cor azul turquesa na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 12, Número 4, 2022. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Fluxo Contínuo
    v. 12 n. 4 (2022)

    #paratodosverem:A capa da revista tem a cor azul turquesa na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 12, Número 4, 2022. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

     

     

     

     

     

  • Capa da edição temática de Gestão do Uso Público.

    Gestão do Uso Público: Turismo e Lazer em Áreas Protegidas
    v. 12 n. 3 (2022)

    #paratodosverem: A capa da revista, criada pelo editor de layout Denys Márcio Sousa, tem a foto de uma paisagem. No fundo há morros verdes, e a frente dele vê-se um ambiente aquático, com algumas pessoas dentro da água. No lado esquerdo da imagem encontram-se algumas tendas de palha com cadeiras de plático vermelhas ao redor, com algumas pessoas descansando. Em frente a essas tendas estão dispostas redes de descanso apoiadas em troncos presos ao fundo do ambiente aquático em questão; em algumas dessas redes pessoas se encontram deitadas, sendo que parte de seu corpo fica dentro da água. Em primeiro plano há um homem de camiseta vermelha, bone e shorts pretos, em pé em cima de uma prancha, segurando um remo, enquanto observa as pessoas espalhadas pela água. A imagem é de autoria de Marcelo Derzi Vidal. Na parte superior da capa, há a logomarca da revista BioBrasil e seu ISSN. Na parte inferior há uma faixa de cor verde musgo, onde, à esquerda, está o título da edição (Edição Temática: Gestão do Uso Público: Turismo e Lazer em Áreas Protegidas), seguido das infromações: Ano 12, Número 3, 2022. No centro da faixa inferior se encontram os nomes dos editores da edição. À direita está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • #paratodosverem:A capa da revista tem a cor verde na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 12, Número 2, 2022. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Fluxo Contínuo
    v. 12 n. 2 (2022)

    #paratodosverem:A capa da revista tem a cor verde na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 12, Número 2, 2022. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

     

     

     

     

     

     

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos
    v. 12 n. 1 (2022)

    #paratodosverem: A capa da revista traz, na parte superior, a logomarca da revista BioBrasil, e ao fundo a imagem de um manguezal.  No centro da imagem, um rapaz debruçado com a mão direita enfiada no solo lamacento de coloração escura e a mão esquerda segurando no tronco de uma árvore. Ele veste uma camisa azul claro de manga e calça azul marinho. A foto é de autoria de Karina da Silva Inácio Maciel. Na parte inferior há uma faixa de cor roxa, com o título da edição "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic/ICMBio: Resultados dos projetos" seguido das informações: Ano 12, Número 1, 2022.  No centro da faixa inferior constam os nomes dos editores temáticos: Carlos Roberto Abraão, ICMBio; Claúdia Conceição Cunha, ICMBio; Cezar Neubert Gonçalves, ICMBio; Elizabeth Albuquerque Martins, ICMBio; Fernanda Oliveto, ICMBio; Ivan Salzo, ICMBio; Keila Rego Mendes, ICMBio; Manuella Andrade de Souza, ICMBio; Reuber Brandão, UNB e Walter Seenbock, ICMBio.  À direita está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

  • Análise de Componentes do Sistema Climático e a Biodiversidade no Brasil
    v. 11 n. 4 (2021)

    #ParaTodosVerem: A imagem de capa mostra uma ampla vista aérea de uma floresta densa e verdejante. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas cobrindo parte do horizonte. No canto inferior direito da imagem, em destaque, aparece um painel solar metálico de grande porte, instalado sobre uma estrutura elevada, indicando o uso de tecnologia limpa em meio à natureza. No canto superior esquerdo, está o logotipo da revista, com três círculos verdes de tonalidades diferentes e um amarelo, ao lado do título: “BioBrasil – Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. No canto superior direito está o ISSN: 2236-2886. Na parte inferior da imagem, sobre uma faixa verde escura, aparece o texto em branco com o tema da edição: “Edição Temática: Análise de Componentes do Sistema Climático e a Biodiversidade no Brasil”. Logo abaixo: “Ano 11 – Número 4 – 2021”. À direita dessa faixa verde, estão os nomes dos editores da edição: Keila Rego Mendes, Bergson Guedes Bezerra, Cláudio Moisés Santos e Silva, Gabriel Brito Costa, Rafael Arruda, Pedro Rodrigues Mutti e José Guilherme Martins dos Santos. No canto inferior direito, está o logotipo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente. Na borda direita da imagem, em posição vertical, está o crédito da fotografia: Gabriel Brito Costa.

  • Fluxo Contínuo
    v. 11 n. 3 (2021)

    #paratodosverem: A capa da revista tem a cor vermelha na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 11, Número 3, 2021. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

  • Fluxo Contínuo
    v. 11 n. 1 (2021)

    #paratodosverem: A capa da revista tem a cor verde claro na parte superior e na inferior. Na parte superior, traz a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas, onde, sentado em um morro, um homem descansa e aprecia as montanhas ao seu redor. Ele veste calça jeans, colete bege e camisa verde. Traz um chapéu em sua cabeça, também bege. Nas costas, uma mochila grande e na mão direita um bastão de caminhada. O céu está ensolarado e enevoado. A foto é de autoria de Rafael Duarte. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 11, Número 1, 2021. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • Fluxo Contínuo
    v. 10 n. 3 (2020)

    #paratodosverem: A capa da revista traz, na parte superior, a logomarca da revista BioBrasil. No meio da capa, há uma foto de paisagem com montanhas e, no centro, o rio Iapó, de forma sinuosa, separando a vegetação densa do Cânion do Guartelá, localizada no Paraná, Brasil. A foto é de autoria de Zig Koch. Na parte de baixo da capa, à esquerda, está o título da edição (Fluxo Contínuo), seguido das informações: Ano 10, Número 3, 2020. Do lado oposto, à direita da página está a logomarca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

     

  • Diálogos entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas: Programa de Pós-Graduação Profissional
    v. 10 n. 2 (2020)

    #ParaTodosVerem: A imagem de capa apresenta uma vista panorâmica deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro. Em primeiro plano, há uma densa vegetação de mata atlântica vista de cima, com árvores de diferentes tons de verde. Ao fundo, observa-se a cidade com inúmeros prédios brancos e altos, estendendo-se até a orla marítima. O mar ocupa boa parte da imagem ao fundo, com sua coloração azul que se confunde com o céu limpo, de um azul intenso, sem nuvens. Do lado esquerdo, surgem pequenas ilhas oceânicas. No topo da imagem, centralizado à esquerda, está o logotipo da revista com círculos verde-escuros e amarelo, seguido do título: “BioBrasil – Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. No canto superior direito, aparece o número do ISSN: 2236-2886. Na parte inferior esquerda, sobre a vegetação escura, está o texto da edição temática, em letras brancas:
    “Diálogo entre a Academia e a Gestão de Áreas Protegidas – Programa de Pós-Graduação Profissional”
    Ano 10 – Número 2 – 2020. Na parte inferior direita estão listados os editores: Massimo Bovini, Cláudia Conceição Cunha, Ângela Pellin, Henrique Rajão e Katia Torres Ribeiro. Logo abaixo, encontra-se o logotipo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente. Na lateral direita, em posição vertical, aparece o crédito da fotografia: Parna Tijuca – Bruno Bimbato.

  • Caça: Subsídios para a Gestão de Unidades de Conservação e o Manejo de Espécies (n. 2)
    v. 8 n. 2 (2018)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira mostra uma pessoa de costas, caminhando em direção a uma área aberta à beira de um rio, sob a sombra de árvores. Ela carrega nas costas um grande cesto de palha trançada, preso por alças nos ombros. Dentro do cesto, há o corpo de um javali abatido, com pelagem escura visível, o que sugere o contexto de uma atividade de caça. A pessoa também carrega um objeto longo, semelhante a uma arma ou ferramenta, apoiado no ombro direito. O cenário é natural, com solo arenoso, árvores ao fundo e um curso d'água largo que se estende até a linha do horizonte. A capa tem fundo em tom laranja queimado. O crédito da fotografia é de Rossano Ramos. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo junto com os nomes dos editores temáticos. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Caça – Subsídios para Gestão de Unidades de Conservação e Manejo de Espécies – Ano 8, Número 1, Volume 2 – 2018.”

  • EDITORIAL: informamos que o editorial está do no volume 2 de caça

    Caça: Subsídios para a Gestão de Unidades de Conservação e Manejo de Espécies (n. 1)
    v. 8 n. 1 (2018)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira mostra uma pessoa de costas, caminhando em direção a uma área aberta à beira de um rio, sob a sombra de árvores. Ela carrega nas costas um grande cesto de palha trançada, preso por alças nos ombros. Dentro do cesto, há o corpo de um javali abatido, com pelagem escura visível, o que sugere o contexto de uma atividade de caça. A pessoa também carrega um objeto longo, semelhante a uma arma ou ferramenta, apoiado no ombro direito. O cenário é natural, com solo arenoso, árvores ao fundo e um curso d'água largo que se estende até a linha do horizonte. O crédito da fotografia é de Rossano Ramos. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo junto com os nomes dos editores temáticos. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Caça – Subsídios para Gestão de Unidades de Conservação e Manejo de Espécies – Ano 8, Número 1, Volume 1 – 2018.”

  • Pesquisa e Conservação de Primatas em Áreas Protegidas da Amazônia
    v. 7 n. 2 (2017)

    #ParaTodosVerem: A capa darevista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira apresenta quatro pequenos macacos de olhos grandes e expressivos, apoiados no tronco de uma árvore em meio à floresta. São primatas da Amazônia, conhecidos por sua pelagem em tons de cinza e marrom, e por suas feições marcantes, com olhos arredondados e brilhantes, voltados diretamente para a câmera. O ambiente é natural, com galhos cruzando a imagem e folhas desfocadas em primeiro plano, sugerindo densidade vegetal. O crédito da fotografia é de Marcelo Vidal. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo junto com os nomes dos editores temáticos. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Pesquisa e Conservação de Primatas em Áreas Protegidas da Amazônia – Ano 7, Número 2 – 2017”.

  • Peixes

    Conservação de Peixes Continentais e Gestão de Unidades de Conservação
    v. 7 n. 1 (2017)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira mostra uma paisagem subaquática cristalina, com dezenas de peixes nadando livremente em diferentes direções. A água é transparente, com tons de azul profundo no topo da imagem, clareando conforme se aproxima do fundo pedregoso. Os peixes variam em tamanho e formato, compondo uma cena de biodiversidade em ambiente aquático natural. Na parte inferior da imagem, sobre uma faixa esverdeada, aparece o nome da autora da foto, Carla Polaz. Abaixo, estão os nomes das editoras temáticas. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Misto: Conservação de Peixes Continentais e Manejo de Unidades de Conservação – Ano 7, Número 1 – 2017”.

  • Manejo do Fogo em Áreas Protegidas
    v. 6 n. 2 (2016)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira apresenta uma composição de imagens que retratam com intensidade e clareza o trabalho de manejo do fogo em áreas naturais protegidas. O fundo em tom marrom-terroso reforça a conexão com o solo, com a terra e os ciclos naturais do fogo nos ecossistemas. A disposição das fotografias revela diferentes momentos do uso controlado do fogo e do combate a incêndios florestais. No canto superior esquerdo, um homem manipula uma mangueira de fogo em meio à vegetação seca, sob labaredas controladas, em uma cena capturada por Aurelice Vasconcelos.
    Ao lado, vemos uma queima noturna, com linhas de fogo traçando o solo sob o olhar atento de um profissional, com iluminação dramática. Abaixo, duas outras imagens retratam o fogo avançando em paisagens abertas e savânicas, sob o céu limpo – em uma delas, um brigadista caminhava com equipamento em meio às chamas. Uma imagem marcante mostra a intensidade do fogo iluminando a noite, com brigadistas em plena atuação. Em contraste, há também cenas de articulação comunitária: um grupo de pessoas reunido em torno de mapas e cartolinas, planejando o uso do fogo com participação social. No canto inferior direito, uma equipe uniformizada com roupas amarelas de brigadistas posa para a foto com materiais de trabalho em mãos, transmitindo preparo e organização. Por fim, uma imagem em destaque mostra chamas intensas subindo entre a vegetação, captando a força visual do fogo em ação. As fotografias são de autoria de Aurelice Vasconcelos, Vanessa Oliveira e integrantes do Acervo PNCM (Programa Nacional de Manejo do Fogo) e transmitem a complexidade do fogo como elemento natural e ferramenta de manejo consciente, essencial à manutenção de certos biomas e à prevenção de grandes incêndios. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo junto com os nomes dos editores temáticos. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Manejo do Fogo em Áreas Protegidas Ano 6 – Número 2 – 2016”.

  • Monitoramento da Conservação da Biodiversidade
    v. 6 n. 1 (2016)

    #ParaTodosVerem: A capa da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira busca reunir e divulgar experiências de monitoramento da conservação da biodiversidade com ênfase naquelas que envolvem unidades de conservação. O fundo da parte superior é azul. A parte inferior possui tom azul-claro suave, com destaque para o tema do número. As imagens principais revelam o processo participativo e cotidiano de monitoramento da biodiversidade. À esquerda, um homem segura uma grande armadilha entomológica em meio à vegetação, ilustrando o trabalho técnico de captura de insetos para estudos. Abaixo, vemos uma mão segurando uma borboleta, enquanto outra a marca cuidadosamente com uma caneta. Um pouco mais à direita, um homem em posição agachada manuseia uma prancha com letras e símbolos em meio à mata. Na imagem inferior direita, uma mulher segura um celular enquanto mostra algo para duas crianças pequenas. Complementando essas cenas reais, desenhos ilustrativos estão espalhados pela composição, representando ideias-chave com linguagem simples e acessível: setas conectando pessoas em círculos, representações de feedback das comunidades sobre políticas públicas, grupos em reuniões, gráficos e relatórios; momentos de ensino-aprendizagem e comunicação entre comunidade e instituições. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, em um fundo azul , lê-se o título da edição: “Número Temático: Monitoramento da conservação da biodiversidade: aprendendo com experiências vividas, com ênfase nas unidades de conservação, Ano 6 – Número 1 – 2016”.

  • Iniciativas de Inovação na Gestão de Unidades de Conservação
    v. 5 n. 1 (2015)

    #ParaTodosVerem: A capa da edição número 5 da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira destaca ações criativas e sustentáveis voltadas à gestão participativa e inovadora de unidades de conservação em todo o Brasil. O design é marcado por blocos fotográficos intercalados com faixas laranja vibrantes sobre um fundo salmão claro, transmitindo energia, ação e criatividade. As imagens são diversas e representam iniciativas em diferentes regiões e contextos: no canto superior esquerdo, um grupo de crianças e adolescentes sorri ao exibir um grande cartaz com o mapa de uma região, indicando atividades de educação ambiental e cartografia social participativa. Ao lado, uma foto mostra pescadores em canoas tradicionais navegando tranquilamente sobre um espelho d’água, em um cenário que representa modos de vida sustentáveis e saberes locais. Abaixo, diferentes construções: uma casa simples no meio da mata com uma placa identificando-a como “Casa do Pesquisador”, uma construção sustentável feita de madeira e barro, utilizando técnicas ecológicas de bioconstrução com garrafas de vidro e troncos aparentes e outra edificação com amplas janelas de vidro e telhado de cerâmica, típica de centros de visitação em unidades de conservação. Uma jovem em um laboratório, envolvida em atividades de pesquisa. Outra imagem mostra moradores locais costurando, possivelmente preparando materiais artesanais ou itens de uso comunitário. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Iniciativas de Inovação na Gestão de Unidades de Conservação Ano 5 – Número 1 – 2015”.

  • Participação Social na Gestão Pública da Sociobiodiversidade
    v. 4 n. 1 (2014)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição  da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira celebra a integração entre conhecimento tradicional, participação comunitária e conservação ambiental, destacando o papel da sociedade na gestão dos recursos naturais. A composição visual é marcada por uma paleta de verdes terrosos e suaves, remetendo à natureza e aos biomas brasileiros, com colagens fotográficas dispostas em blocos simétricos. Em seguida, uma imagem mostra uma reunião participativa com ampla presença de moradores. Abaixo, duas imagens mostram atividades de campo: pessoas plantando mudas em ambiente cerrado e jovens em ação de educação ambiental, segurando e observando uma pequena muda. No canto inferior esquerdo, um desenho infantil retrata o bioma Cerrado, com árvores esparsas sob céu azul, o sol brilhando e animais silvestres, trazendo a visão das crianças sobre o ambiente natural. Ao lado, um grupo de jovens exibe cartazes feitos com ilustrações de árvores, folhas e elementos da biodiversidade local, representando ações de educação ambiental e engajamento social. No topo, duas ilustrações coloridas feitas à mão mostram esquemas de zoneamento participativo de uso do território, com áreas destinadas à preservação, uso comunitário e uso populacional, refletindo diferentes intensidades de ocupação e manejo. As figuras trazem elementos visuais como casas, animais, árvores e pessoas, dando um caráter didático e inclusivo ao conteúdo. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé lê-se o título da edição: “Número Temático: Participação Social na Gestão Pública da Sociobiodiversidade, Ano 4 – Número 1 – 2014”.

  • Diagnóstico e Controle de Espécies Exóticas Invasoras em Áreas Protegidas
    v. 3 n. 2 (2013)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira aborda o "Diagnóstico e Controle de Espécies Exóticas Invasoras em Áreas Protegidas". A composição gráfica da capa utiliza um padrão ondulado em tons roxos e cinza, onde nove imagens recortadas emolduram os elementos centrais do tema. No topo, três imagens centrais mostram peixes exóticos, incluindo exemplares da carpa (Cyprinidae), destacando a ameaça à ictiofauna nativa brasileira. As imagens ao redor exibem a presença de espécies invasoras em ecossistemas distintos. A vegetação é retratada em diferentes estados de invasão: um campo com pasto úmido e reflorestamento com pinus, uma área de bambu ou cana exótica se espalhando em solo seco, agaves plantadas de forma desordenada próximo a áreas edificadas e uma grande área gramada dominada por palmeiras exóticas, em possível processo de naturalização. Há ainda uma imagem de área queimada com vegetação seca, sugerindo um ambiente degradado, muitas vezes associado à presença de espécies invasoras altamente inflamáveis. Uma única árvore nativa em destaque contrasta com os demais cenários, representando o esforço de conservação e resistência dos ecossistemas originais.  No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, em um fundo da cor roxa, lê-se o título da edição: “Número Temático: Diagnóstico e Controle de Espécies Exóticas Invasoras em Áreas Protegidas, Ano 3 – Número 2 – 2013”.

  • Avaliação do Estado de Conservação dos Crocodilianos e dos Carnívoros
    v. 3 n. 1 (2013)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira destaca a “Avaliação do Estado de Conservação dos Crocodilianos e dos Carnívoros”, com uma capa que exibe a riqueza e a diversidade de espécies carnívoras da fauna brasileira. Sobre um fundo de águas calmas, imagens recortadas com bordas brancas formam um mosaico que representa visualmente os grupos em destaque na edição. No centro inferior da imagem, um jacaré espreita parcialmente submerso, evocando mistério e vigilância. À esquerda, uma ariranha caminha à beira do rio; sua pelagem escura brilha sob a luz. Ao centro, um majestoso puma (onça-parda) é detectado por armadilha fotográfica, avançando pela vegetação densa, enquanto outros mamíferos carnívoros são exibidos ao redor: um graxaim-do-mato com uma fruta na boca, um cachorro-do-mato vinagre em dupla, encarando a câmera, um mucura ou outro mamífero arborícola noturno em um galho e uma jaritataca (gambá) em meio à relva. A presença de um jacaré adulto em destaque superior direito, fora da água, complementa a abordagem focada nos crocodilianos, alertando para seu papel ecológico e estado de conservação.  No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé lê-se o título da edição:”Número Temático: Avaliação do Estado de Conservação dos Crocodilianos | Avaliação do Estado de Conservação dos Carnívoros  Ano 3 – Número 1 – 2013”.

  • Manejo de Recursos Vegetais e Avaliação do Estado de Conservação de Espécies
    v. 2 n. 2 (2012)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira apresenta uma composição gráfica moderna e colorida, voltada ao tema “Ecologia e Manejo de Recursos Vegetais em Unidades de Conservação”, além de “Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes-bruxa e dos Minhocuçus”. A capa está dividida em três seções verticais, com fundos em degradê suave nas cores marrom, azul e verde, destacando diferentes espécies de animais invertebrados. À esquerda, sobre um fundo terroso, observa-se um minhocuçu (gigante anelídeo terrestre), com seu corpo alongado e dobrado em curvas, destacando sua textura segmentada e coloração escura. Ao centro, outro exemplar de minhocuçu, disposto em posição circular sobre um fundo verde. À direita, sobre o fundo azul, há uma imagem de um peixe-bruxa (Hagfish), com seu corpo gelatinoso, de coloração arroxeada e forma alongada. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, em um fundo na cor verde , lê-se o título da edição: “Ecologia e Manejo de Recursos Vegetais em Unidades de Conservação | Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes-bruxa | Avaliação do Estado de Conservação dos Minhocuçus  Ano 2 – Número 2 – 2012”

  • Avaliação do Estado de Conservação dos Ungulados
    v. 2 n. 1 (2012)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira apresenta como tema central a “Avaliação do Estado de Conservação dos Ungulados”, destacando espécies nativas do Brasil em fotografias de campo. A composição é dividida em três imagens principais que retratam diferentes representantes dos ungulados brasileiros em seus habitat naturais. No canto superior esquerdo, um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) se destaca contra o fundo verde de uma vegetação densa. O animal está em posição de alerta, com orelhas eretas, expressando atenção ao ambiente ao redor. No lado direito, uma trilha de terra estreita abriga um grupo de queixadas (Tayassu pecari), que caminham em fila pelo cerrado. A imagem transmite o comportamento social desses animais e a importância de sua preservação em áreas protegidas. Na parte inferior esquerda, uma anta (Tapirus terrestris)em um momento tranquilo, parcialmente submersa em um corpo d’água, com seu reflexo visível na superfície calma. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, em um fundo laranja vibrante, lê-se o título da edição: “Número Temático: Avaliação do Estado de Conservação dos Ungulados – Ano 2 – Número 1 – 2012”.

  • Manejo do Fogo em Áreas Protegidas
    v. 1 n. 2 (2011)

    #ParaTodosVerem: A capa desta edição da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira apresenta uma composição visual impactante sobre o tema “Manejo do Fogo em Áreas Protegidas”. A imagem principal retrata uma cena de combate e controle ao fogo em vegetações naturais, marcada por tons intensos de vermelho, laranja e cinza, com a presença de brigadistas ambientais. A composição é dividida por faixas verticais que funcionam como recortes visuais, destacando diferentes aspectos do manejo do fogo. À esquerda, um brigadista vestido de amarelo atua próximo às chamas em uma área de vegetação seca. No centro, uma faixa mostra uma coluna de fumaça subindo em meio à paisagem, evidenciando a gravidade do incêndio. Do lado direito, o fogo em primeiro plano toma conta da vegetação, mas, ao lado, surge uma imagem simbólica de esperança: uma mão segura uma muda de planta com terra, pronta para ser replantada em um ambiente restaurado. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, em um fundo verde-claro, lê-se o título da edição: “Número Temático: Manejo do Fogo em Áreas Protegidas” com as informações: Ano 1, Número 2 – 2011”.

  • Avaliação do Estado de Conservação das Tartarugas Marinhas
    v. 1 n. 1 (2011)

    #ParaTodosVerem: A capa da edição número 1 da revista científica BioBrasil – Biodiversidade Brasileira, criada pelo editor de layout Denys Márcio Sousa, apresenta um design visualmente vibrante e tematicamente focado na conservação marinha. Em destaque, cinco espécies diferentes de tartarugas marinhas aparecem na capa, de cima para baixo, uma tartaruga de couro, uma tartaruga cabeçuda, uma tartaruga de pente, uma tartaruga verde e uma tartaruga oliva. Elas nadam sobre um fundo azul oceânico, ilustrado com cardumes de peixes, remetendo ao ambiente natural desses animais. Esse fundo está dividido por linhas brancas onduladas em seis faixas. As cinco faixas centrais são de um azul mais escuro. Na primeira faixa, que possui um tom de verde-água mais claro, está a logomarca da revista BioBrasil. Na parte inferior da capa, ainda há uma última faixa ondulada de cor caramelo. No topo da capa, está o logotipo da revista BioBrasil, seguido do subtítulo “Biodiversidade Brasileira – Revista Científica”. O logotipo do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com a marca do MMA – Ministério do Meio Ambiente, aparece no canto inferior esquerdo. No rodapé, na faixa de cor caramelo, lê-se o título da edição: “Número Temático: Avaliação do Estado de Conservação das Tartarugas Marinhas" com as informações: Ano 1, Número 1.