Avaliação da percepção do risco de incêndio por meio de treinamento de abandono de área em unidade escolar rural de nível fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1298Palavras-chave:
Comunidade rural, distrito Novo Mato Grosso, município de Nova Ubiratã/MT, rota de fuga, simulação de incêndioResumo
O Distrito de Novo Mato Grosso é uma comunidade rural com aproximadamente 800 habitantes, localizada no município de Nova Ubiratã/MT distante 570 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, Brasil. Devido à atividade econômica regional a comunidade é reconhecidamente um ambiente suscetível à ocorrência de incêndios. A Escola Municipal Rural Getúlio Vargas composta de 80 alunos de nível fundamental e 8 professores, localizada neste distrito, foi o objeto de estudo, devido ao fato de que a comunidade acadêmica será multiplicadora nas ações de prevenção de incêndios locais. Em função disso, este estudo realizado pelo Programa de Controle de Incêndios Florestais e Queimadas integrante da Gestão Ambiental da BR-242/MT, no seu aspecto educacional, objetivou a capacitação da comunidade escolar, por meio sensibilização e conscientização da prevenção de incêndios, e posteriormente o Treinamento de Abandono de Área. Como estratégia metodológica, primeiro, foi elaborado um mapa de emergência e a rota de fuga segundo a NBR 9077/2001 por meio de análise exploratória da edificação, dos preventivos de segurança contra incêndio e das plantas arquitetônicas; segundo, foi avaliada a percepção e o comportamento dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola por meio da aplicação de questionários pré e pós treinamento; e terceiro, houve o treinamento com simulação de incêndio para abandono de área. Considerando os principais resultados, conclui-se que: houve melhoria na percepção dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola; e com a simulação de incêndio e o abandono de área, a comunidade escolar envolvida procedeu de forma correta a rota de abandono da área estabelecida, evitando o pânico, de forma orientada e segura conforme foram orientados, demonstrando ser possível o abandono total da escola em menos de 1 minuto. Como futuros treinamentos em ambiente escolar, recomenda-se a inclusão da temática de prevenção de incêndios no Projeto Pedagógico; assim como a elaboração do Plano de Emergência, com realização de treinamentos e simulações regulares além da adequação do edifício escolar quanto à s exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.