Contribuições da relação entre comunicação e educação ambiental para a gestão participativa de unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v4i1.359Palabras clave:
comunicación, educación ambiental, educomunicación, gestión participativaResumen
Este artículo trae reflexiones sobre la relación entre comunicación y educación ambiental,
trayendo también el concepto de educomunicación, con foco en la gestión participativa de unidades de
conservación. La comunicación entre los actores sociales envueltos en la gestión participativa de una unidad
de conservación es apuntada por gestores y autores como desafío. Acceso a la información, los significados
y re-significados del que es comunicado y las consecuencias de la interpretación y comprensión de lo que
es comunicado forman parte del proceso comunicacional. A partir de ejemplos de las experiencias de
implementación de actividades de educomunicaión ambiental en tres unidades de conservación del Extremo
Sur de Bahia (Reserva Extrativista Marina del Corumbau, Parque Nacional del Descobrimento y Parque
Nacional del Palo Brasil), son presentados algunos desafíos comunicacionales y como pueden ser trabajados para ampliar el diálogo y la circulación de conocimiento. Las experiencias realizadas muestran que es posible
traer los conceptos de la educomunicación para las prácticas que de educación ambiental y comunicación
en las unidades de conservación. Para eso, si necesita avanzar en el debate no sólo sobre educomunicación,
pero sobre lo que significa comunicación y educación ambiental en el ámbito de la gestión participativa. Ese
avance es posible por medio de políticas públicas incentivadas en la práctica, como la Estrategia Nacional
comunicacional y Educación Ambiental (ENCEA).
Citas
Aguiar, S. & Cerqueira, J.F. 2012. Comunicação ambiental como campo de práticas e de estudos. Revista Comunicação e Inovação, 13(24): 11-20.
Biodiversitas, Fundação. Relatório das reuniões - Diagnóstico com as comunidades do entorno do Parna do Pau Brasil. Produto integrado à elaboração do plano de manejo da unidade de conservação. 2009. Não do.
Bordenave, J.E.D. 1999. O que é comunicação? 23ª reimp. São Paulo: Brasiliense. 108p.
Brasil. 1999. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF
Brasil. 2003. Lei no 10.650/2003. Dispõe sobre o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do SISNAMA, Brasília, DF.
Brasil. 2011. Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF.
Carvalho, I. 2004. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez Editora. 258p.
Freire, P. 1983. Extensão ou comunicação? Paz e Terra, Rio de Janeiro, 7ª edição, 51p.
Furriela, R.B. 2002. Democracia, cidadania e proteção do meio ambiente. Annablume/FAPESP, São Paulo, 193p.
Guimarães, M. 2009. A dimensão ambiental na educação. 9ª ed. Papirus Editora, Campinas, 107p.. Jacobi, P. 1996. A percepção dos problemas ambientais urbanos em São Paulo. p. 177-187 In: Ferreira, L.C. & Viola, E. (org.). Incertezas de sustentabilidade na globalização. Editora Unicamp, São Paulo.
Kaplun, M. 1999. Processos educativos e canais de comunicação. Revista Comunicação & Educação, 5(14) : 68-75.
Layrargues, P.P. 1998. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. Pp. 108-113, In: Mata, S.F. et al. (orgs.) . Rio de Janeiro: Terceiro Milênio. 359p.
Loureiro, C.F.B.; Azaziel, M. & França, N. 2006. Educação ambiental em unidades de conservação. IBASE/Instituto Terrazul/Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. 30p.
Martim-Barbeiro, J. 2003. Dos meios à s mediações - comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed., Editora UFRJ, Rio de Janeiro. 360p.
Ministério do Meio Ambiente (MMA). 2008. Programa de educomunicação socioambiental - comunicação popular e educação ambiental.
Ministério do Meio Ambiente/DEA/CGA, Brasília. Ministério do Meio Ambiente (MMA). 2005. Programa nacional de educação ambiental. Brasília, DF.
MMA/ICMBio. 2011. Estratégia nacional de comunicação e educação ambiental no âmbito do Sistema nacional de Unidades de Conservação. Brasília, DF: MMA/ICMBio. Disponível em . Acesso em: 2 mar. 2013. Soares, I.O. 2000. Educomunicação: um campo de mediações. Revista Comunicação & Educação, 19: 12-24.
Soares, I.O. 2002. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. 2002. Revista Comunicação & Educação, 20: 16-25.
Valenti, M.W.; Oliveira, H.T.; Dodonov, P. & Silva, M.M. 2012. Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativa. Educação em Revista, 28(1): 167-188.
Zhouri, A.; Laschekski, K. & Pereira, D.B. (orgs.). 2005. A insustentável leveza da política ambiental: desenvolvimento e conflitos socioambientais. Editora Autêntica, São Paulo. 292p
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.