Histórico da revista

A revista Biodiversidade Brasileira é uma publicação científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O ICMBio foi criado em 28 de agosto de 2007, pela Lei nº 11.516/07. A sede do ICMBio fica no Complexo Administrativo EQSW 103/104, s/n - Sudoeste, Brasília - DF, 70670-350.

 

A revista nasceu do desejo de compartilhar as experiências e os resultados institucionais de gestão, manejo e pesquisa que ocorrem rotineiramente nas unidades de conservação geridas pelo ICMBio. Muitas dessas experiências são inovadoras e atravessam percepções e processos estabelecidos por gestores e parceiros, mas não encontravam um canal específico de visibilidade no sistema atual de publicações científicas. Por isso, a revista surgiu com o intuito de preencher essa lacuna e oportunizar a divulgação e o compartilhamento de informações, em bases científicas, dos avanços, conquistas e desafios enfrentados pelo ICMBio em sua árdua missão de proteger e conservar a biodiversidade brasileira.      

 

Instrumento legal

Portaria ICMBio n. 25, de 29 de abril de 2011, da no DOU n. 82, de 2 de maio de 2011, Seção 1, p. 114 - Cria a revista científica Biodiversidade Brasileira, que tem por objetivos a disponibilização dos resultados do processo de avaliação do estado de conservação de espécies que ocorrem em território brasileiro e a discussão do conhecimento e das estratégias de conservação e manejo das unidades de conservação e espécies ameaçadas.