Encontros dos Saberes: da concepção inicial ao processo de estruturação institucional no escopo do Programa Monitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v15i2.2538

Palavras-chave:

Conhecimento tradicional , ciência cidadã , monitoramento, áreas protegidas

Resumo

A partir da necessidade de estabelecer processos horizontais e inclusivos no monitoramento ambiental, surgiu, em 2013, o Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade (MPB), idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas e realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A metodologia dos Encontros dos Saberes, associada ao Projeto MPB e Programa Monitora, começa a ser implementada em 2018, ao entender a necessidade de transformar as discussões sobre o monitoramento em mais do que simples devolutivas de resultados. Em 2023, foi constituído um Grupo de Trabalho para os Encontros dos Saberes (GT ESaber), no âmbito do ICMBio, visando a estruturação institucional dessa agenda. Este artigo apresenta o processo de estruturação metodológica e de realização dos Encontros dos Saberes, desde sua concepção até a atual fase de institucionalização. Métodos incluem: pesquisa bibliográfica e documental para levantar informações acerca do delineamento metodológico, etapas de implementação e histórico dos encontros; e participação dos autores em reuniões de planejamento e encontros de 2022 a 2024. Ao longo do processo, as equipes proponentes dos encontros enfrentaram dificuldades operacionais, logísticas e de recursos na implementação do fluxo original. A partir dos aprendizados anteriores, o GT ESaber propôs um novo fluxo, simplificado e exequível dentro da atual realidade institucional. Como fatos inovadores, a metodologia prevê fortalecer o protagonismo dos monitores e apoiadores locais; incorporar conhecimentos e metodologias participativas delineadas pelas unidades organizativas do ICMBio; levantar informações da participação social no monitoramento, dos impactos na sociobiodiversidade e no modo de vida das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 – Cronemberger C, Ribeiro KT, Acosta RK, Andrade DFC, Marini-Filho OJ, Masuda LSM et al. Social Participation in the Brazilian National Biodiversity Monitoring Program Leads to Multiple Socioenvironmental Outcomes. Citizen Science: Theory and Practice. 2023; 8(1):32. doi: 10.5334/cstp.582 DOI: https://doi.org/10.5334/cstp.582

2 – Ministério do Meio Ambiente [homepage na internet]. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação – CNUC [acesso em 14 out 2024]. Disponível em: https://cnuc.mma.gov.br/

3 – Masuda LSM, Lacerda ACR, Andrade DFCA, Acosta RK, Souza JM, Galuppo SC, et al. Guia de Implementação do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade. Brasília: MMA/ICMBio; 2023.

4 – Instrução Normativa nº 2 GABIN/ICMBIO, de 28 de janeiro de 2022 (Brasil). Reformula conceitos, princípios, finalidades, instrumentos e procedimentos para a implementação do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes. [Internet]. Diário Oficial da União. 2022 jan. 28 [citado em 2024 jan. 30]. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Instrucao_normativa/2022/IN_ICMBio_02_2022_reformula_programa_monitora.pdf.

5 – ICMBio [homepage na internet]. Estrutura do Programa Monitora: componentes, alvos e protocolos [acesso em 30 jan 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/monitoramento/conteudo/estrutura-do-programa-monitora/INTRANETEstrutura_Alvos_Protocolos_ProgramaMonitora_Set2022.pdf.

6 – ICMBio [homepage na internet]. Base de dados do painel interativo das UCs integrantes do Programa Monitora [acesso em 30 jan 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/monitoramento/conteudo/dados.

7 – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ. Encontro dos Saberes: uma nova forma de conversar a conservação [Internet]. Nazaré Paulista: IPÊ; 2021. [citado em 2024 jan. 30]. Disponível em: https://ipe.org.br/download/Livro-Encontro-dos-Saberes.pdf.

8 – ICMBio. Programa Monitora. II Seminário Construção Coletiva de Aprendizados e Conhecimentos (CCAC). Diálogo de Saberes no Monitoramento da Biodiversidade. Brasília: MMA/ICMBio; 2019.

9 – Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas; 2002.

10 – ICMBio. Programa Monitora. I Seminário Construção Coletiva de Aprendizados e Conhecimentos (CCAC). Jornada do conhecimento. Brasília: MMA/ICMBio; 2018.

11 – Becker H. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec; 1997.

12 – Mendonça FC. Banco de ícones e ilustrações compilados no âmbito do ICMBio. Programa de Pós-Graduação Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IP/JBRJ; 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)