Resgatando conhecimentos indígenas na prática do manejo integrado do fogo, TIs Xerente e Funil, Tocantínia, Tocantins, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1320Palavras-chave:
Brigada, Terra Indígena (TI), Manejo Integrado do Fogo, Indígena e Conhecimentos tradicionaisResumo
As Comunidades Indígenas Xerente, residentes nas Terras Indígenas (TIs) Xerente e Funil, localizadas no bioma Cerrado, município de Tocantínia, Tocantins, Brasil, contribuem com o Programa Brigadas Federais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e executado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), que tem como um dos principais objetivos implementar o Manejo Integrado do Fogo em Terras Indígenas, tanto na prevenção, quanto no combate aos incêndios florestais. O Programa iniciou-se em 2013 e o povo Xerente com seus conhecimentos e experiências teve grande influência na mudança de estratégias de prevenção aos incêndios florestais, visto que, estes eram severos e castigavam sua fauna e flora. Os Indígenas colaboraram com a Brigada Federal Indígena Xerente, a qual atua nas duas TIs supracitadas. No início da execução do Programa, houve discordância dos conhecimentos tradicionais, pois durante o curso de Formação de Brigada, promovido pelo PREVFOGO/IBAMA, os Brigadistas eram instruídos a não deixar queimar, ou seja, todo fogo detectado deveria ser extinto. Desta forma, provocando choque entre a cultura indígena e a estratégia adotada pela Brigada, pois os Anciões (indígenas mais velhos) não aceitaram essa estratégia e passaram a orientar os Brigadistas sobre a importância do uso do fogo na época pós-chuva, quando a vegetação ainda está úmida, impedindo que o fogo manejado se tornasse incêndio florestal, todavia sabiam onde seria extinto naturalmente. Assim, foram realizadas reuniões entre servidores do PREVFOGO/IBAMA e Anciões, onde estes descreviam a forma que seus ancestrais utilizavam o fogo, sendo valorizada pelos servidores essa sabedoria popular e criando ali um marco histórico de confiança, participação, troca de conhecimentos e zelo pelo uso do fogo. As estratégias para evitar grandes incêndios passaram a ser feitas em conjunto. Com isso, houve resgate do uso do fogo pelo Povo Xerente, através de queimas prescritas seguindo as recomendações dos Anciões, baseadas nas temáticas: fogo de limpeza de roça, para caça, limpeza ao redor das Aldeias, garantia da frutificação e rota de fuga para animais. Neste sentido, a cada ano está havendo redução dos grandes incêndios nas TIs Xerente e Funil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.